O que é o Ibovespa?

O tempo todo, em jornais, revistas, rádio e televisão ouvimos falar do Ibovespa. Mas o que ele representa? E qual a sua relação com o mercado de ações?

O Ibovespa é um índice calculado para medir o desempenho da média do mercado de ações brasileiro. Ele foi criado a 52 anos e é formado por uma carteira teórica que engloba 80% do volume de negócios e do volume financeiro que são processados pela B3.

A carteira teórica que compõe o índice é formada por diversas ações selecionadas por sua liquidez e representatividade no mercado, logo se o índice sobre significa que a maioria destas ações estão subindo, e se o índice cai significa que a maioria destas ações estão caindo.

Para manter a consistência do resultado do índice, de quatro em quatro meses a carteira teórica é reavaliada e rebalanceada.

Este índice pode ser um bom benchmark para os rendimentos da sua carteira de ações, pois se o seu rendimento for superior ao rendimento do índice, significa que sua carteira performou melhor do que a média do mercado.

Você deve se atentar aos setores com maior peso no índice, pois um movimento maior nestes setores podem impactar fortemente o desempenho do índice, o que não significa que o resto do mercado está sendo impactado.

Você gostou deste vídeo? Deixe o seu joinha e se inscreva no canal. Não se esqueça de deixar nos comentários o que achou!

Grande abraço!

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário